top of page

Como saber se tenho sarcoma?

  • ctocomunicacaointe
  • 2 de mai.
  • 3 min de leitura

Doença rara, o sarcoma pode aparecer em qualquer região do corpo de forma silenciosa, sem apresentar sintomas. Alguns subtipos têm grande potencial para metástase, quando o câncer se espalha de seu local de origem para outras partes do organismo. O diagnóstico precoce é um dos grandes desafios desse tipo de câncer.


sarcoma

O termo sarcoma refere-se a um grupo específico de tumores malignos raros, entre 1% e 2% dos cânceres,  que podem aparecer em diferentes regiões do corpo. Quando esse tipo de câncer afeta tendões, músculos, cartilagem, pele são chamados sarcomas de partes moles. Quando afetam ossos, de osteossarcoma. Não há causas ou fatores de risco específicos para os sarcomas, mas alguns tipos parecem estar relacionados à predisposição genética, a ocorrência de determinadas infecções virais (como pelo HIV e HHV8) ou a tratamentos anteriores com quimioterapia e/ou radioterapia.


Um dos desafios desse tipo de câncer é o diagnóstico precoce porque, além de raros, são totalmente silenciosos no início de seu desenvolvimento. Além disso,  a depender do grau de malignidade do tumor, os sarcomas  podem apresentar significativa facilidade de se espalhar pelo organismo em um processo de metástase. Quando afetam os membros inferiores, por exemplo, é relativamente comum que aconteça metástase para o pulmão.


A suspeita de um sarcoma fica um pouco mais fácil quando a doença acomete regiões com menos gordura, como braços e pernas, situação em que é possível perceber a existência de nódulos que vão crescendo e aumentando de tamanho. Com o passar do tempo, esses nódulos que se desenvolvem em partes moles podem causar dor. Já o osteossarcoma que acomete os ossos tem a dor como seu principal sintoma. Por essa razão, é sempre importante procurar um médico para avaliação na presença de qualquer nódulo no corpo.

 

Diagnóstico do Sarcoma: como é feito


Em geral, o diagnóstico do sarcoma é realizado pelos médicos clínico geral, dermatologista ou ortopedista com avaliação dos sintomas, histórico de saúde, exames físico e de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou PET-CT. Em caso de alteração nesses exames, o médico solicita uma biópsia para confirmar ou excluir o diagnóstico e,  se confirmado o sarcoma, ter informações sobre o tipo e estágio da doença.

O paciente com sarcoma deve ser encaminhado para o médico oncologista. O tratamento desse tipo de câncer envolve a cirurgia para retirada do tumor e, em alguns casos, radioterapia e/ou quimioterapia.

 

Atenção aos principais tipos de sarcomas e sinais de alerta


Os sarcomas são classificados de acordo com sua localização de origem e os sintomas quando aparecem variam de acordo com o tipo da doença. Entre os principais tipos de sarcomas estão:


  • Leiomiossarcoma -  desenvolve-se em regiões do corpo onde há músculo liso, como no trato gastrointestinal, sistema urinário, vasos sanguíneos, pele, couro cabeludo, pulmões ou útero. Entre os possíveis sintomas estão caroço na pele, náuseas, tosse ou vômitos com sangue, dor no local.

  • Lipossarcoma – costuma aparecer em regiões do corpo onde há tecido adiposo. É  mais frequente nos braços, pernas ou no abdômen. Pessoas mais velhas tem maior risco para a doença. Pode facilmente se espalhar para outras partes moles, como os músculos e a pele. Entre os eventuais sintomas estão caroço debaixo da pele, dor ou desconforto abdominal ou sangue nas fezes.

  • Osteossarcoma – tumores que acometem os ossos de qualquer região do corpo, mas é mais frequente nas pernas e braços de crianças e adolescentes. Tem grande potencial para metástase e entre os sintomas estão dor, inchaço e/ou vermelhidão no local,  nódulo perto de articulação.

  • Rabdomiossarcoma – desenvolve-se nos músculos, tendões e tecido conjuntivo e sua origem está nas células embrionárias. É mais comum em crianças e adolescentes até 18 anos. Entre os sintomas estão sangramento na urina, nariz ou vagina, congestão nasal ou caroços nos braços, pernas, virilha, peito ou costas.

  • Sarcoma de Ewing –  tumor maligno que pode se desenvolver nos ossos ou nos tecidos moles. É mais frequente em crianças e adultos jovens. É um  tumor muito agressivo que pode causar metástase. Entre os sintomas estão dor, rigidez ou inchaço nos ossos, fraturas ósseas frequentes, febre ou perda de peso. 

  • Sarcoma de Kaposi –  afeta os vasos sanguíneos e pode provocar manchas ou lesões vermelhas na pele, inchaço dos membros inferiores ou ínguas próximo à região afetada, especialmente nas virilhas. O sarcoma de Kaposi é causado pelo vírus da herpes 8 (HHV-8) e tem risco aumentado em pessoas com sistema imunológico comprometido.

  • Sarcoma sinovial – afeta os tecidos moles, principalmente, nas regiões da coxa, pé, braço ou articulações. Na medida que evolui pode surgir um caroço que aumenta de tamanho ao longo do tempo, vermelhidão, sensação de calor ou dor no local. 

sbcdlogo_branco_assinatura.png
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Médico responsável: Dr. Samuel Aguiar - CRM/SP  84495  //  RQE 43422

Copyright ©  Centro de Tratamento Oncológico Dr. Samuel Aguiar - CTO

bottom of page