
Câncer de Estômago
Com mais de 20 mil casos previstos para 2021, o câncer de estômago (gátrico) é um dos mais prevalentes na população brasileira (o quarto mais comum entre os homens e o sexto entre as mulheres). A doença começa no revestimento do estômago, crescendo lentamente e, na maioria das vezes de forma silenciosa, ao longo de vários anos.
Nos últimos anos, houve avanços significativos no diagnóstico e tratamento dessa doença, o que inclui melhorias na precisão do estadiamento (definição do grau de agressividade da doença) e avanços nas modalidades cirúrgicas.
Tipos de câncer de estômago
A maioria das pessoas (em torno de 95% dos casos), desenvolve um câncer de estômago do tipo adenocarcinoma, que começa nos tecidos que constituem o revestimento do estômago.
Tipos menos comuns de câncer gástrico incluem tumores estromais gastrointestinais, que começam no músculo do estômago ou tecido conjuntivo; tumores carcinoides, que começam nas células produtoras de hormônio do estômago, e linfoma, que começa nas células imunológicas do estômago.
- 01
- 02
- 03
- 04
- 05